terça-feira, 11 de junho de 2013

O que uma Grávida/Gestante não pode mais comer

 
Oláaaa gravidinhas, não gravidinhas e futuras!
 
Como estão?
 
Bom, completei 20 semanas (5 meses) e estou super bem, seguindo a dieta como posso rs (dando umas estrapoladas as vezes) mais prometo me comportar melhor.
 
Hoje vim falar do que nós gravidinhas NÃO podemos mais comer para que o nosso bebê nasça com saúde e seus motivos ok?
 
As preocupações e dúvidas das futuras mamães, principalmente as de primeira viagem, sobre o que não devem e não podem comer neste período deve fazer parte da sua nova rotina.
 
Uma boa alimentação durante a gestação previne a mãe de patologias que podem aparecer e é imprescindível para o desenvolvimento, saúde e ganho de peso adequado do bebê.
 
Existem alimentos que a grávida deverá evitar durante toda gestação para que eles não prejudiquem o seu bebê.

 Cafeína
A cafeína é um estimulante que existe naturalmente em vários alimentos, no café, no chá preto (verde e branco), nas bebidas energéticas, nos refrigerantes a base de cola e no chocolate. Embora as evidências nos estudos sejam conflitantes, acredita-se que altas quantidades de cafeína (superior a 300mg/dia) durante a gravidez, estejam associadas com baixo peso do recém-nascido e, em alguns casos, aborto espontâneo. Além disso, altas doses de cafeína podem causar: insônia, irritabilidade, dores de cabeça, desidratação, etc.

 
Insônia.
 

 Alimentos que podem conter salmonela (ovos crus ou qualquer comida que contenha ovos crus ou parcialmente cozidos como maionese caseira, mousse, fios de ovos, manjar, pudim, creme bûlée e também carne de ave malpassada, marisco cru e sorvete pastoso de máquina)
 

 
Evitar a ingestão de alimentos light sem orientação médica. A gravidez não é momento de pensar em perder peso!
 
- Peixes com altos níveis de metilmercúrio (cação, peixe-espada e marilim). 
Moderar o consumo de açúcar (sorvetes, doces, bolos, pudins e geléias) e alimentos gordurosos (manteiga, molhos prontos para salada ou a base de queijo, queijos amarelos, frios, creme de leite, biscoitos, caldo de carne e caldas). Apesar de fornecerem nutrientes importantes, são excessivamente energéticos e calóricos.
 
 
- Alimentos diet sem açúcar e com adoçantes artificiais. Os adoçantes artificiais como o aspartame, encontrado em diversos produtos industrializados podem ultrapassar a barreira placentária e interferir no desenvolvimento neurológico do bebê. Portanto, preste atenção no rótulo e prefira adoçantes à base de frutose, sucralose ou stévia, que não são absorvidos pelo organismo.


- Alimentos que podem conter níveis elevados de listeria (queijo Camembert e Brie, patês frescos, carnes cruas e malpassadas, legumes e verduras mal lavados).



- Alimentos que podem conter o parasita da toxoplasmose (carnes cruas e malpassadas, legumes e verduras mal lavados, carne de porco, leite de cabra não pasteurizado e derivados).



ATENÇÃO: Lave bem e higienize frutas, legumes e verduras antes do preparo e do consumo, evite alimentos crus e com traços de sangue aparente, leite e derivados não.

 
 
Alimentos que contêm grande quantidade de vitamina A (fígado e produtos derivados). O excesso dessa vitamina pode trazer danos ao bebê.

- Álcool
A sua liberação e contra-indicação é controversa. Mesmo os órgãos oficiais divergem uns dos outros. Entre beber e não beber, a minha opinião é que a grávida opte por não ingerir bebidas alcoólicas durante toda gestação e lactação. Para a maioria, parar de beber neste período é algo fácil e mais simples do que apenas reduzir o consumo. Apesar de não haver provas de que pequenas quantidades de álcool não causam danos ao feto, o hábito de beber durante muito tempo e em grande quantidade certamente causará.

 
 
- Sal em excesso é prejudicial. O ideal é moderar, principalmente se já está com pressão alta, pois isso só irá agravar o quadro. Experimente temperar e preparar os alimentos com uma parte de sal para três de ervas naturais ou secas (manjericão, orégano, tomilho, alecrim e coentro) e evite alimentos enlatados, embutidos e defumados que são riquíssimos em sódio!


 
 
- Amendoim para que os bebês e crianças não desenvolvam asma, eczema ou rinite. Verifique na lista de ingredientes dos cereais matinais, biscoitos, bolos e sobremesas industrializadas se contém amendoim!


Bom meninas, estamos bem regradas na alimentação não é mesmo? mais podemos comer bem sem nem lembrar dessas restrições ai de cima.
Muita salada (sem sal) arroz, feijão, uma carne (bem passada), verduras...

No meu vídeo abaixo, dou dicas de nutrição para gestantes.. Não deixem de assistir é muito importante.

Beijos e até a próxima!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita!
Não deixe de comentar!
Se puder seguir ficarei muito grata! É só clicar em Participar deste site! Obrigada e Volte sempre!