terça-feira, 24 de abril de 2012

Cuidados para antes de Engravidar


Olá minhas lindas! quanto tempo! Tudo bem com vocês? Estou a um tempo sem escrever por motivo de trabalho, mais não sumi não.. E hoje, vim repassar um texto da Dra. Flavia Marciel de Aguiar, sobre "Cuidados antes de engravidar"

O que ela diz:

"Ser mãe.... Um momento lindo como esse precisa ser bem planejado em todos os aspectos; a idade ideal, o parceiro certo, boas condições socio-econômicas, estabilidade emocional, excelente saúde... todos estes fatores precisam ser considerados com cuidado.
É sobre isso que vamos conversar hoje.

Com a poderosa inserção da mulher no mercado de trabalho, a maternidade está sendo adiada para cada vez mais tarde; e como a medicina e a estética proporcionam verdadeiros milagres, aos 40 nos sentimos muitas vezes mais lindas e dispostas que aos 20. Mas não se iluda: seus ovários têm prazo de validade. Cada uma de nós nasce com um potencial genético para ovular por determinado tempo; como regra geral, após os 35 anos a fertilidade vai declinando de forma importante, com acentuação após os 40. Além de ser mais difícil engravidar com idade avançada, aumentam as chances de problemas clínicos intercorrentes na gravidez, como hipertensão e diabetes, sem falar em um risco maior de mal-formações e defeitos genéticos, como a Síndrome de Down. Muitas mulheres encontram solução nas clínicas de Reprodução Humana, valendo-se de Fertilização in Vitro ou outros procedimentos, mas lembre-se que, se não houver mais reserva ovariana, ou seja, se não houverem mais óvulos a serem estimulados, a solução pode ser engravidar de um óvulo de uma doadora. Neste caso pode-se gerar um filho fruto da fertilização de um óvulo doado com o espermatozóide do marido.

Além da idade, a saúde da mulher tem que estar em dia antes de gestar. Se você está obesa, é melhor adiar seus planos e investir alguns meses em um programa de perda de peso, já que a obesidade na gravidez aumenta o risco de diabetes, hipertensão, problemas na cicatrização de feridas cirúrgicas (no caso de uma cesareana, por exemplo) e outros eventos adversos.

Faça uma boa avaliação clínica com seu obstetra, que irá identificar erros alimentares, sedentarismo, vícios, como tabagismo e etilismo, estresse e transtornos do humor. Esses distúrbios todos devem ser tratados e reavaliados após.
 O médico também julgará a necessidade da realização de alguns exames para avaliar sua saúde como um todo, como hemograma, glicemia, colesterol e frações, triglicerídeos e função tireoidiana.
As vacinas devem estar todas em dia, já que durante a gravidez somente a vacinação de tétano pode ser realizada.
Seu médico deverá prescrever a vitamina ácido fólico, fundamental na prevenção de defeitos do fechamento do tubo neural, ou seja, mal-fromações do sistema nervoso do bebê. Esta vitamina deve ser ingerida diariamente pelo menos 3 meses antes de engravidar e mantida pelos primeiros 3 meses de gestação. Outras vitaminas podem ser prescritas quando o médico identifica carências e erros alimentares.
Não se esqueça de planejar a chegada do seu bebê para um momento de tranquilidade financeira e emocional; um filho requer gastos incríveis e exige muita dedicação e equilíbrio.
Lembre-se que um ser frágil e indefeso dependerá totalmente dos cuidados dos pais, inclusive na esfera emocional. Privação de atenção e amor nessa fase pode custar toda a saúde emocional da pessoa ao longo de sua vida.Por fim, ame e curta cada momento, desde o planejamento da gravidez até o dia em que seu sonho se tornar realidade, quando seu filho sair de dentro de você para abraçar o mundo!"


Gostaram das dicas? eu já estou seguindo todas! Agora vamos esperar..... Pra vim um lindo bebê!

Beijos e até a próxima meninas!


6 comentários:

  1. Adorei as dicas e já estou seguindo tudo certinho...esse ano tb vou ter meu segundo bebe...estou bem ansiosa!!!
    bjos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog

    Aguardo vc lá no Coisas de Gabi
    http://thingsgabi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post, so tenho uma filha de 7 anos, e resolvemos ficar só com ela.
    http://cantinhodavanderleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito Legal seu Post!!
    By Marina e Marilia Ferrante!
    http://mariliaemarina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá flor, rezo para que vc consiga logo realizar esse sonho...
    Tem uma tag pra vc lá no YSD, dá um pulinho lá e pega, ta bem interessante
    bjus
    http://yessomosdivas.blogspot.com.br/2012/04/tag.html

    ResponderExcluir
  6. Oii!

    ÓTIMAS dicas, mas ainda não ta na minha hora! Ta seguindo as dicas então hein, BOA SORTE! Te desejo tudo de ótimo, pois acredito que essa seja a etapa mais bonita da vida, a maternidade!



    Beijos!
    http://tatashhormain.blogspot.com.br/

    Conheça também minha página de DESIGN: http://tatashhormaindesign.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita!
Não deixe de comentar!
Se puder seguir ficarei muito grata! É só clicar em Participar deste site! Obrigada e Volte sempre!