terça-feira, 2 de abril de 2013

Gestante x Comida Japonesa = E Agora?

Oi meninas!! tudo bem com vocês?
 
Bom.. Muitas gravidinhas assim como eu,  têm muitas dúvidas quanto a poder ou não comer comida japonesa, principalmente os alimentos crus como o sushi e o sashimi.
Atualmente as pessoas aderiram muito à comida japonesa aqui no Brasil, isso virou quase uma febre, Eu, principalmente, ia sempre no minimo uma vez por semana .
E agora que engravidei?? Tenho que parar com esse tipo de alimentação que tanto gosto??
É uma dúvida que gera muitas contovérsias ainda.

Saudades! rs...
 
 
 
As opiniões entre os obstetras ainda são bem divididas. Alguns liberam, outros liberam com moderação e outros proíbem.. O que fazer então??
A primeira coisa que pergunto é a seguinte  como as japonesas fazem quando estão grávidas???
 Já que os peixes crus são parte primordial de sua alimentação...
Se engana quem pensa que a toxoplasmose é o grande vilão, apesar de o Toxoplasma gondii ser transmitido através de carne crua, alimentos mal lavados e contato com fezes de gatos (principalmente de rua, que se alimentam de carnes cruas), não se tem relatos de toxoplasmose em carne de peixe.
Pelas minhas pesquisas pude ver que a grande questão da comida japonesa é a manipulação dos alimentos, que por serem crus, necessitam de uma boa higienização das mãos de quem estiver manipulando e é aí que mora o perigo.
 
O risco de você pegar uma intoxicação alimentar ou algo deste tipo é o maior vilão e aí o problema não é só a comida japonesa então... Qualquer maionese, salada, embutidos são manipulados sem depois passarem por aquecimento (que acaba matando os microorganismos). Então fiquem atentas a isso..
Alguns falam sobre a alta concentração de Metilmercúrio que alguns peixes possuem, altos níveis desse Metilmercúrio podem trazer danos neurológicos e problemas no desenvolvimento do bebê. Porém, alguns peixes que são ricos dessa substância não são tão utilizados na culinária japonesa como por exemplo: garoupa, tubarão, peixe-espada, cação, marlin.
Outra curiosidade é que geralmente (principalmente em cidades não litorâneas) os peixes dos quais são feitos os sushis e sashimis vêm congelados (o que acaba matando alguns microorganismos).

HOT.

O mais certo, para quem tem dúvidas ainda, é confiar no que diz o seu obstetra (afinal de contas foi você que o escolheu para te acompanhar, não é?) e se você tem medo mas está morrendo de desejo por um sushi, peça os HOT, não é o mesmo paladar mas mata um pouquinho da vontade.. hehehe.
Ou vá num restaurante da sua confiança que você tem a certeza de que fazem uma boa assepsia do local.
Esses 9 meses (completos) passam voando e se você está proibida de comer sushi e sashimi o jeito é esperar nascer!
 
Na próxima consulta, vou perguntar se posso, caso contrário, quando o nenén nascer, me levem uma bandeijinha de sushi como presente na visita tá? rsrsrsrssr!
#Desesperada!
 
Beijos lindona! Até a Próxima!
 



Um comentário:

  1. Oi,Vivi! Tenho dois filhos e comi comida japonesa.Para mim,não fez mal. Bom fim de semana. Beijo, Lylian

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita!
Não deixe de comentar!
Se puder seguir ficarei muito grata! É só clicar em Participar deste site! Obrigada e Volte sempre!